Brasil   Itália
 


CENTRO CULTURAL ITALO BRASILEIRO DANTE ALIGHIERI

Fundado em1950 por italianos, ítalo-brasileiros e simpatizantes, nasceu como entidade para reunir os italianos e para ajudá-los a manter vivo o amor pela Madre Pátria.

Desde então a nossa atividade “única naquele tempo” foi o ensinamento da língua e cultura italiana aos descendentes dos italianos e simpatizantes da língua.

O centro recebeu em doação pelo Conde Francesco Matarazzo um lote de terreno com uma modesta casa aonde nasceu o Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri. Sobre este terreno a Dante Alighieri em colaboração com a empresa de construção CESBE construiu em condomínio um edifício de vinte andares com o nome Dante Alighieri. Foi com este acordo de construção que a Dante Alighieri cedeu o terreno a construtora reservando-se o direito de propriedade de quatro lojas, parte interna térrea di 180 m2 aonde hoje funciona um auditório chamado “Spazio Culturale Dante Alighieri”.

O primeiro andar se compõe de quatro salas de aula, uma biblioteca, uma sala de projeções “cine-video” e serviços. No nono andar funciona a sede administrativa da sociedade.

A Sociedade è dirigida por uma diretoria eleita em uma assembléia de sócios cada dois anos. Os responsáveis diretos são: Presidente, Secretario, Tesoureiro, Diretor Cultural, e Diretor Artístico e um Conselho composto de cinco elementos. O nosso quadro social conta com sócios pagantes, sócios beneméritos e sócios vitalícios.

Muito se deve aos sócios beneméritos que contribuem  para a conservação do nosso patrimônio.

A sociedade fora o ensinamento da língua e cultura italiana promove reuniões dos associados e participa a todas as iniciativas promovidas em colaboração com o Consulado Geral da Itália e outras associações étnicas e culturais.

O objetivo da Sociedade é destinado 70% ao ensino da língua e 30% a promoções culturais. Somado a isto existe um contributo MAE que é usado exclusivamente para o ensinamento da língua italiana.

Gerenciamos também os acordos de ensino da língua e da cultura italiana feitos pelo Consulado General da Itália com as prefeituras de Curitiba e Ponta Grossa em seis escolas da Secretaria da Educação das mesmas prefeituras.

Rua Des. Westphalen, 15 – Centro / CEP 80010-903  Curitiba – Paraná –Brasil
Fone 41 3223-5231    Fone/Fax: 41 3324-0532    e-mail: coord.dante@terra.com.br
© Site desenvolvido por Sintática